Prefeito confirma adesão ao ‘Criança Feliz’ e cumpre agenda em SP

O prefeito Afonso Macchione Neto esteve na capital paulista, na sexta-feira (10), para acompanhar o lançamento do programa Criança Feliz. Ele confirmou a adesão de Catanduva entre os 2,5 mil municípios que devem desenvolver o trabalho. “Se realmente caminhar conforme demonstraram, terá um alcance social dos mais importantes”, avaliou.

O evento de lançamento do programa federal no Estado de São Paulo contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e de Ricardo Barros, ministro da Saúde. No total, 220 cidades paulistas participarão, beneficiando cerca de 40 mil gestantes e crianças de até 6 anos de idade.

O programa Criança Feliz tem como metas acompanhar o desenvolvimento infantil de forma integral e orientar pais e responsáveis sobre a importância de estimular as habilidades dos pequenos nos primeiros anos de vida.

“Nós vamos trabalhar juntos, governos estadual, federal e municipal. Capacitaremos nossos visitadores, que irão de família em família em situações de vulnerabilidade, priorizando a primeira infância”, afirmou Alckmin. “Eles farão o encaminhamento de demandas com a visão para habitação, saneamento, programas de geração de renda, saúde e educação”.

Após as visitas, serão desenvolvidas ações de capacitação e educação permanente que abordem especificidades. Os visitadores vão conhecer os problemas e, a partir dessas demandas, encontrar caminhos e soluções, orientando as políticas públicas. Segundo Macchione, o trabalho no município envolverá Assistência Social, Saúde e Educação.

Compromissos

Logo pela manhã, o prefeito Afonso Macchione Neto esteve na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) para resolver questões relacionadas às creches que estão em construção no município. Na Secretaria de Estado de Educação, o chefe do Executivo assinou um termo aditivo para dar sequência às obras das unidades de ensino.

Ele também esteve na Secretaria de Justiça, buscando agilizar o aditamento de recursos para a conclusão das obras do Teatro Municipal, que dependem da decisão do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID). Essa é a segunda visita de Macchione ao órgão estadual para obter a liberação do saldo de R$ 620 mil do convênio.

“A finalização da reforma do nosso Teatro Municipal é muito importante. Mas teremos que aguardar a próxima reunião do conselho, que será em 12 de abril, para termos a decisão quanto à liberação do valor restante. Ainda teremos que investir outros R$ 700 mil da Prefeitura. Dessa forma, as obras do Teatro irão prosseguir por um bom tempo”, explicou.

Licitações

Encerrando sua agenda na capital, o prefeito também esteve no TCE – Tribunal de Contas do Estado para obter informações sobre o andamento dos processos relacionados aos registros de preços do SOS Escolas e para manutenção da frota do município. As duas licitações foram impugnadas e estão paralisadas, atrapalhando o andamento dos serviços.

Fonte: COMUNICAÇÃO/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment